Echinopsis subdenudata (cuia 13cm).
Flor branca.
R$ 22,00
Apenas 1 em estoque
Echinopsis subdenudata é uma espécie de planta da família Cactaceae, com distribuição natural na Argentina, Bolívia e Paraguai, em locais rochosos e montanhosos, de 600 a 1800 metros de altitude.
A espécie foi descrita por Martín Cárdenas Hermosa, um importante naturalista, botânico e agrônomo boliviano, responsável por reunir mais de 6500 exemplares de plantas. Ele a publicou no Cactus and Succulent Journal, em 1956. Inclusive, o seu epíteto latino “subdenudata”, significa “quase nu”, e Echinopsis, que significa “aparência de ouriço-do-mar”.
Ela pode ser conhecida também pelo sinônimo Echinopsis ancistrophora, e já ganhou o prêmio ‘Award of Garden Merit’, da Royal Horticultural Society, uma sociedade de horticultores, fundada em Londres, em 1804. Este prêmio é concedido a plantas que se desenvolvem plenamente quando cultivadas em cativeiro, sem perder suas características naturais e distintivas.
Possui caule globular, que pode crescer solitário ou emite brotos quase no nível da base, e formar uma colônia bastante compacta.
Tem 8 a 12 costelas evidentes com aréolas lanudas de onde surgem espinhos radiais e um espinho central, todos muito pequenos, com até 2 mm de comprimento, às vezes até ausentes ou muito escondidos nas aréolas.
As flores são tubulares, com 15 a 25 cm de comprimento, brancas ou rosa calor, levemente perfumadas que atraem muitos animais polinizadores de hábitos noturnos, como mariposas. Elas duram apenas um dia, porém são absolutamente deslumbrantes. Abrem-se próximo a meia-noite, e fecham-se próximo ao meio-dia. Quando polinizadas, produzem frutos carregados de sementes, que germinam muito facilmente no entorno da planta mãe, após o rompimento dos frutos.
Quando adultas, as Echinopsis subdenudatas são muito floríferas, e sua floração se estende da primavera ao final do verão, com muitos botões sendo constantemente produzidos.
O Sol é muito importante nesse processo. Se a planta não receber uma boa quantidade de luz solar, ela pode não obter energia suficiente para produzir flores.
Este cacto é muito apreciado por sua beleza ornamental e por suas majestosas flores. Ele requer pleno sol e substrato bem drenado. É uma planta resistente e de baixa manutenção, adequada para regiões com climas quentes e secos.