Álcool isopropílico 99,8% – 500ml
R$ 27,00
Apenas 2 em estoque
O álcool isopropílico é um líquido incolor com um odor característico e é comumente usado como solvente, desinfetante, e em uma série de produtos industrializados, como produtos de limpeza, cosméticos e farmacêuticos, além de aplicações domésticas.
Por ser um solvente, ele pode penetrar na cutícula dos insetos parasitas de plantas, causando a desidratação das células e, eventualmente, levando-os à morte. Isso acontece, pois o isopropanol tem uma ação dessecante que remove a camada protetora de cera da superfície dos insetos, agindo rapidamente, sendo muito útil para o controle de pragas diante da necessidade de uma ação rápida.
Em comparação com alguns inseticidas químicos, os insetos têm menos probabilidade de desenvolver resistência ao álcool isopropílico, tornando-o uma opção muito eficaz em muitas situações.
Deve ser usado esporadicamente, e em ambientes ventilados. O uso esporádico e em doses adequadas de isopropanol diluído em água é considerado seguro para a maioria das plantas, assim como para o meio ambiente, do que o uso de inseticidas químicos industrializados, que, normalmente são demasiadamente tóxicos.
O álcool isopropílico é volátil e tende a evaporar rapidamente quando exposto ao ar. Além disso, o álcool isopropílico é um composto químico orgânico (C3H8O), e biodegradável, que pode ser decomposto por oxidação biológica e fotodegradação, precedida pela evaporação.
Na oxidação biológica, microorganismos oxidam o isopropanol em produtos menos tóxicos, como o ácido acético e o CO2. Já na fotodegradação, a radiação ultravioleta do Sol quebra as moléculas em espécies químicas simples, como o dióxido de carbono (CO2) e a água (H2O). Portanto, se utilizado em quantidades pequenas e pontuais, não oferece risco ambiental, por se decompor rapidamente em espécies químicas mais simples, com pouca ou nenhuma toxidade.
É importante lembrar que embora o isopropanol seja menos tóxico para as plantas em comparação com alguns produtos químicos, ele ainda pode afetar algumas espécies mais sensíveis. Portanto, é aconselhável testar em uma pequena área antes de aplicar em toda a planta, longe da exposição solar e de fortes ventos. O produto deve ser utilizado com responsabilidade e cuidado, pois ainda assim é um produto tóxico em altas concentrações. Evite aplicá-lo em excesso, pois isso pode afetar negativamente os microrganismos benéficos contidos no substrato.
Composição: Isopropanol (C3H8O).
Aplicação: Diluir em água, na proporção 70% álcool e 30% água, para reduzir o tempo de evaporação do produto e aumentar sua eficácia. Aplicar sobre a colônia de insetos parasitas, aderidos as folhas e caules da planta, evitando fazer a aplicação ao Sol, e tanto com temperatura muito alta, quanto muito baixa, e fortes ventanias. O álcool pode provocar queimaduras nas plantas nestas condições. Não se esquecendo de testar em uma pequena região da planta, antes da aplicação efetiva.
Armazenamento e cuidados:
Validade: janeiro de 2025.