@plantaeplanta

Pigmentos acessórios

A produção de determinados pigmentos, bem como a sua distribuição nas células pode ser determinada pela quantidade de luz que elas recebe. Vamos entender como isso ocorre.

Por que as plantas mudam de cor quando expostas ao Sol?

As folhas são importantes órgãos que executam diversos processos vitais, como a fotossíntese, por onde as plantas produzem seu próprio alimento, utilizando a energia da luz, a água e o CO2.

Este processo é executado por organelas denominadas cloroplastos, no interior das células, onde é produzida a clorofila, responsável por captar a energia da luz.

A clorofila é o pigmento mais abundante e importante para a fotossíntese, porém há também os pigmentos acessórios, em menor quantidade e participação na fotossíntese, mas igualmente necessários, como os carotenoides, que são produzidos em diferentes organelas: os cromoplastos.

Uma de suas funções é proteger as plantas do excesso de luz, já que possuem a capacidade de dissipar a energia, em um processo denominado têmpera não-fotoquímica, atuando como protetores solares.

Como as células das folhas normalmente possuem muito mais cloroplastos do que cromoplastos, o verde característico da clorofila se torna mais evidente.

Na sombra, a planta precisa captar a maior quantidade possível de luz, e para isso, ela concentra os cloroplastos nas adjacências da parede celular, mascarando os cromoplastos para conseguir captar a maior quantidade de luz possível.

Quando exposta ao Sol intenso, a quantidade de luz disponível pode ser superior as suas necessidades, podendo causar gastos de energia desnecessários que atrapalham o seu desenvolvimento, ou até mesmo sérios danos ao organismo pela produção de espécies químicas reativas, que danificam o seu DNA.

Neste caso, as células invertem a distribuição destas organelas, desta vez levando os cromoplastos para as adjacências da parede celular, e mascarando os cloroplastos, o que nos permite perceber as cores dos demais pigmentos.

Com isso, o excesso de luz é captado pelos pigmentos acessórios que dissipam a energia sem causar danos as plantas, enquanto que apenas uma porção moderada é utilizada no processo de fotossíntese.

As plantas mudam de cor para se adaptar, enchendo nossos olhos de beleza, enquanto a natureza no encanta, mostrando que há um princípio inteligente por trás de tudo o que faz.


Para se aprofundar mais:

Mais artigos

Taxonomia

Veja como funciona a classificação binomial de espécies, criada por Lineu, no século XVII, bem como o modo como ela foi importante para a classificação das espécies.

Leia mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

"A beleza de uma planta não compete com a beleza de outra, apenas complementa."

Cupons de desconto para clientes!

Toda a compra que você faz, recebe um cupom de 8% para ser utilizado em sua próxima compra. Ele é enviado juntamente com o seu pedido, em versão impressa, com o código para ser ativado no seu próximo carrinho.

É um cupom não cumulativo e de uso único, para todos os produtos do site, em compras à partir de R$50.

O cupom será válido por 3 meses à partir da data de sua compra, em nosso site.