Por que as raízes das plantas suculentas apodrecem com excesso de água?
As trocas gasosas nas plantas não ocorrem apenas nas folhas, mas também nas raízes.
O oxigênio é usado no processo de respiração celular, para produzir adenosina trifosfato (ATP), que fornece energia química para que as células executem seus processos metabólicos. A energia para a vida!
As raízes também efetuam este processo para poderem se desenvolver, e para isso, elas coletam o oxigênio presente entre as partículas do solo.
Os pelos radiculares presentes nas raízes, são extensões das células epidérmicas que captam água e nutrientes, e as células adjacentes captam o oxigênio, que é igualmente indispensável para a saúde das plantas.
O oxigênio presente no solo, é utilizado, também, por outras formas de vida, como bactérias e fungos.
Estes seres, embora não possam ser vistos a olho nu, desempenham um importante papel em conjunto com as plantas, já que eles efetuam a reciclagem dos nutrientes, sem os quais as plantas não poderiam viver. Há vida no solo!
Quando o oxigênio falta no solo, não só as plantas são prejudicadas, como também parte destes seres microscópicos, tão importantes.
Uma parte destes seres, não sobrevivem na falta de oxigênio, e morrem. Outra parcela deles, é capaz de se adaptar a ambientes com pouco ou nenhum oxigênio. No entanto, estes seres utilizam outros elementos para efetuarem a sua respiração, e neste processo, eles produzem alguns compostos químicos nocivos as plantas.
Quando há muita água parada no solo, ela impede o fluxo de oxigênio. Aos poucos, o oxigênio aprisionado entre as partículas, é totalmente consumido, e o ambiente se torna propício para o desenvolvimento de seres que podem sobreviver sem ele, ou seres que definitivamente não precisa dele, e estes são os seres anaeróbicos, que efetuam a fermentação.
Estes seres, além de liberar subprodutos nocivos as plantas, também consomem parte dos tecidos radiculares, abrindo feridas nas raízes, permitindo a entrada de organismos patogênicos, e assim, se inicia uma infecção que causa o apodrecimento das raízes.
Algumas espécies de plantas possuem adaptações que lhes garantem defesas naturais contra ambientes com essas características. Entretanto, plantas de clima árido, como suculentas e cactos não evoluíram para habitar ambientes assim e, portanto, não possuem a capacidade de se defender desses agentes, e podem facilmente morrer nessas condições.
Por isso, é muito importante ter um controle adequado de rega e, também, utilizar substratos que não retenham grandes quantidades de água, os chamados substratos com alta drenagem. Eles secam rapidamente, não deixando tempo para que organismos patogênicos que se multiplicam em ambientes com pouco oxigênio, resultante do encharcamento.
Além disso, substratos com baixo volume de matéria orgânica também são altamente recomendados, já que o excesso de matéria orgânica ajuda a reter umidade por longos períodos, resultando em pontos localizados de condição anaeróbica, que altera o processo de decomposição para a fermentação, gerando os subprodutos químicos nocivos a estas plantas.
Muitas vezes, a causa de doenças, baixo desenvolvimento, e até morte das plantas, tem origem nas raízes, devido ao uso de solos impróprios as características das espécies. Por isso, se a sua plantinha não está saudável, mesmo não tendo nada aparente nas folhas, o problema pode estar nas raízes. É sempre bom inspecionar o substrato e as raízes para garantir uma vida longa e saudável as suas plantas. Lembre-se que restritas a um vaso, elas possuem poucas chances de lutar pela própria sobrevivência, dependendo totalmente de você!
Para se aprofundar mais:
- Artigo “Root Respiration: Importance and Applications”, disponível aqui.
- Artigo “Root respiration: Why plants need oxigen to thrive”, disponível em www.moleaer.com/blog/root-respiration
- Artigo da Wikipedia “Soil biology”, em en.wikipedia.org/wiki/Soil_biology
- Artigo da Wikipedia “Raiz”, em pt.wikipedia.org/wiki/Raiz, ou “Root”, em en.wikipedia.org/wiki/Root (mais completo e com mais referências).
- Artigo da Wikipédia “Respiração celular”, em pt.wikipedia.org/wiki/Respiração_celular
- Artigo da Wikipédia “Decomposition”, em en.wikipedia.org/wiki/Decomposition
- Artigo da Wikipédia “Fermentation”, em en.wikipedia.org/wiki/Fermentation
- Artigo da Wikipédia “Ciclo do nitrogênio”, em pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_do_nitrogênio, ou “Nitrogen cycle”, em en.wikipedia.org/wiki/Nitrogen_cycle (com mais referências).
Respostas de 2
o texto explana de forma clara e com linguagem acessível . Parabéns pela iniciativa.
Obrigado por seu comentário, André!