Rhipsalis mesembryanthemoides (vaso 11cm)
R$ 14,00
Em estoque
Rhipsalis mesembryanthemoides é uma espécie de planta suculenta pertencente à família das cactáceas. É nativa do Brasil, ocorrendo em áreas de Mata Atlântica e cerrado. Essa planta epífita cresce naturalmente sobre árvores ou rochas, aproveitando-se da sombra e umidade proporcionadas por esses substratos.
A Rhipsalis mesembryanthemoides é caracterizada por seus caules finos e ramificados que pendem em cascata. Os caules são de cor verde claro e apresentam pequenas estruturas segmentadas ao longo de seu comprimento. Essas estruturas são semelhantes a folhas, mas são na verdade cladódios, que são caules modificados para realizar a fotossíntese. Muitas plantas possuem estruturas semelhantes, como o pinheiro-casuarina e, inclusive, outros cactos, como a Opuntia microdasys a Opuntia ficus-indica.
As flores da Rhipsalis mesembryanthemoides são pequenas e de coloração branca ou creme. Elas surgem nas extremidades dos ramos durante o período de floração, geralmente na primavera ou no verão. Após a floração, podem-se formar pequenos frutos redondos e brancos contendo sementes.
Essa planta é apreciada como planta ornamental devido ao seu aspecto delicado e textura pendente e densa. É comumente cultivada em vasos suspensos, permitindo que seus caules ramificados caiam naturalmente. Ela se adapta bem a ambientes internos com iluminação indireta, e também pode ser cultivada ao ar livre, ao Sol, em regiões com clima ameno.
Para o cultivo da Rhipsalis mesembryanthemoides, é recomendado um substrato bem drenado. Ela prefere regas moderadas, permitindo que o solo seque entre as irrigações. É importante evitar o encharcamento do solo, pois o acúmulo de água nas raízes pode causar apodrecimento.